quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Atenção! Produto Quitosana da marca Affinato não deve ser consumido


A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde informa que o produto Quitosana, da marca Affinato, 30 cápsulas, produzido pela empresa Sinergika Indústria de Alimentos Ltda; está com interdição cautelar e todos os comércios do município devem retirar da área de vendas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar, em todo país deste produto por suspeita de conter Sibutramina na composição. A Sibutramina ou Cloridrato de Sibutramina é um agente administrado oralmente para o tratamento da obesidade (remédio para emagrecer) que age na parte do cérebro chamado Hipotálamo, que é responsável pelo controle da sua ansiedade e fome, por isso é classificado como um moderador de apetite.

O diretor da Vigilância Sanitária, Antônio Marcelo Gimenes explicou que está seguindo as determinações da Secretaria de Estado da Saúde por meio do Grupo de Vigilância Sanitária (GVS XVIII) Campinas/SP, em virtude do resultado insatisfatório no laudo de análise, para a pesquisa de Sibutramina, considerando que as ações de Vigilância Sanitária na área de alimentos visam a proteção da saúde da população. A interdição cautelar do produto Quitosana, da marca Affinato, deve permanecer até conclusão do processo administrativo.

Marcelo explicou que a equipe da Vigilância Sanitária de Indaiatuba está fazendo a fiscalização durante os trabalhos de rotinas nas farmácias e drogarias. “Os comerciantes devem colaborar e retirar da área de venda e a população não deve consumir até a conclusão do processo”.

Também houve interdição cautelar dos produtos Quitosana e Vitamina C em capsulas, marca Algas Regi, 90 cápsulas; Quitosana com Vitamina e Minerais em comprimidos, marca Sliminus, 90 comprimidos; Quitosana Psyllium, Vitamina C, Polpa de Laranja Desidratada, Vitaminas e Sais Minerais sabor goiaba e sabor laranja, marca Fibrato 40 comprimidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário