Em reunião de lideranças sindicais, partidárias e de movimentos contra os pedágios abusivos do Estado de São Paulo, dia 10/10, em Campinas, foi decidida a realização do Dia “D” contra as tarifas abusivas de pedágio, que acontecerá no dia 25/11 em várias cidades do Interior Paulista. Trata-se de um dia de ações em vários municípios, para marcar o movimento e dar visibilidade à insatisfação do povo paulista, com encerramento no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, na rua dr. Quirino, 560, Campinas, a partir das 19h00.
Para aliviar a tensão entre usuários de rodovias, concessionárias e o Governo de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou dia 04/11 para a Região de Metropolitana de Campinas (RMC), com início em fase de testes em Indaiatuba, a implantação do sistema eletrônico de cobranças de tarifas de pedágios, batizado como “Ponto a Ponto”, para se fazer a cobrança por quilômetro rodado. O anúncio foi feito praticamente como preparação de sua ida a Campinas, marcada para dia 11/11.
Em Itatiba, uma comissão popular está organizando as atividades com a ajuda de três mandatos de vereadores e instituições da sociedade civil. Na cidade, há três praças de pedágios, sendo que um deles impede o tráfego de moradores da cidade em perímetro urbano entre um bairro e outro, colocando barreiras tarifárias para as pessoas irem ao hospital, escola, clubes de serviço e freqüentar o comércio local. Devido à tensão que existe no Município, deputados da base do governador Geraldo Alckmin (PSDB) se articularam para anunciar a cobrança por quilômetro rodado também no município.
Em Indaiatuba, o anúncio da cobrança por quilômetro rodado foi recebido como uma conquista da população e fruto de mobilizações constantes que vêm ocorrendo na cidade desde 2009. As lideranças locais, em reunião realizada dia 08/11, na Câmara Municipal, fizeram um balaço dos avanços e conquistas, discutiram as principais propostas do movimento, como revisão e equilíbrio econômico-financeiros dos contratos, cobrança de pedágio por quilômetro rodado e tarifa justa. Na ocasião foi formado um grupo de trabalho, que se reunirá nos próximos dias para preparar as atividades do Dia “D” contra os pedágios abusivos.
Também, o movimento contra os pedágios abusivos, em vias de ver se tornar realidade sua principal reivindicação, que se arrasta desde 2009 com a retomada das mobilizações, vai atuar para acelerar a implantação da cobrança por quilômetro rodado em outras cidades paulistas, mas elegeu como próxima etapa de mobilização a reivindicação da cobrança de Tarifa Justa. A tarifação por quilômetro rodado é um paliativo que ameniza a situação de cidades que percorrem trechos curtos em uma área de concessão, mas não resolve o problema. Pois, todo o volume de mercadoria que entra em uma cidade percorre longos trechos de rodovias; e R$ 0,16 o quilômetro rodado em São Paulo é um valor extorsivo. Na rodovia Fernão Dias, por exemplo, no modelo de concessão federal, esse valor é de R$ 0,02.
Interior paulista se mobiliza
O Grupo reunido em Campinas têm se articulado para levar a discussão em várias cidades paulistas e organizar as lideranças locais para as atividades do Dia “D”, que vai marcar a luta contra as tarifas abusivas de pedágios no Estado de São Paulo. As ações de mobilização dos municípios têm sido desde entrevistas em TVs, rádios, jornais impressos, a palestras e reuniões com a sociedade civil organizada.
Dentre as cidades envolvidas na mobilização para as ações do Dia “D” contra as tarifas abusivas de pedágio, dia 25/11, estão: Campinas, Cosmópolis, Paulínia, Conchal, Arthur Nogueira, Jaguariúna, Indaiatuba, Hortolândia, Elias Fausto, Monte Mor, Itatiba, Atibaia, Sumaré, Nova Odessa, Mogi Mirim, Gavião Peixoto, Araraquara, Matão, Araras, Rio Claro, Cordeirópolis, S. José do Rio Pardo, Itobi e Casa Branca. Lideranças de outros municípios também estão sendo contatadas para participar do evento.
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