terça-feira, 4 de maio de 2010

Inscrições para o fundo de financiamento no Ensino Superior são abertas.

Estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O programa passa a operar este ano com mudanças que visam a facilitar a contratação do empréstimo pra financiar os estudos universitarios. Entre as novidades estão a redução da taxa de juro, a instituição de parcelas fixas e a ampliação do prazo de quitação da dívida.


Ataxa de juros, que era de 6,5% ao ano, baixou para 3,4% ao ano para todos os cursos, inclusive para o saldo devedor dos contratos já firmados.

O período de carência passou de seis para 18 meses após a formatura. E o prazo de quitação da dívida foi ampliado: será de três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses. Além disso, durante todo o período de pagamento ao fundo as parcelas serão fixas.

Serão financiados pelo Fies os cursos de graduação presenciais que tenham avaliação positiva (conceito maior ou igual a 3) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e sejam oferecidos por instituições de ensino participantes do programa.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies. O estudante precisa realizar diversos passos para a obtenção do empréstimo (confira quadro ao lado). Dois tipos de fiadores serão aceitos. A tradicional (com até dois fiadores) e a solidária, que pode ter de três a cinco alunos assumindo a fiança do grupo. O percentual da bolsa será calculado a partir do comprometimento da renda familiar per capita do estudante com o pagamento das mensalidades à instituição de ensino. As bolsas variam de 50% a 100%.

Como fazer

- As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

- Após a inscrição no sistema, o estudante terá de validar suas informações na instituição de ensino em que estiver matriculado.

- A partir daí, o aluno deverá procurar um dos agentes financeiros vinculados ao Fies para a contratação do financiamento. No momento, a Caixa Econômica Federal é a única instituição bancária.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2892484.xml&template=3898.dwt&edition=14621§ion=1003

Nenhum comentário:

Postar um comentário